sexta-feira, 16 de abril de 2010

Montada a primeira torre do Parque Eólico

Empreendimento localizado na Praia de Gargaú, São Francisco de Itabapoana, será o primeiro a gerar energia através dos ventos na Região Sudeste brasileira.
.






A primeira torre do Parque de Energia Eólica de Gargaú já está montada. A dinamarquesa Vestas, maior empresa do mundo em fabricação de aerogeradores, concluiu na terça-feira (13/04) o trabalho de montagem. A estrutura impressiona pela magnitude de uma obra que vai representar um importante passo para o progresso do município de São Francisco de Itabapoana. Outras quatro torres estão sendo montadas, e, somadas a estrutura já pronta mudaram a paisagem na chegada de Gargaú.

Com investimento em torno de R$ 130 milhões, São Francisco Itabapoana vai sediar o primeiro parque de energia eólica da região Sudeste. O parque terá 17 aerogeradores de 1,65 MW cada, somando uma potência total de 28 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. O empreendimento é da empresa brasileira Ecopart Ltda.

Cada aerogerador tem 120 metros: 80 metros de altura da torre, mais 40 metros da pá da hélice, altura equivalente a um prédio de 40 andares. Para que o projeto fosse implantado, um estudo de aproximadamente um ano e meio foi realizado para verificação da capacidade e do perfil dos ventos em todas as estações. Os especialistas chegaram à conclusão que o litoral de São Francisco é propício para geração de energia eólica devido à existência de vento constante durante todo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário