quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

POLÍTICA

"O presidente é uma pessoa saudável e está bem", diz médico após crise de hipertensão de Lula

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo

O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva, 64, afirmou que o presidente passa bem após sofrer uma crise de hipertensão durante visita ao Recife, em Pernambuco. “O presidente é uma pessoa saudável. Ele está bem”, disse aos jornalistas após conversar com Lula no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde a comitiva presidencial desembarcou por volta das 11h10 de hoje.

“Ele teve um aumento de pressão. Foi controlado. Fizeram [no Recife] uma avaliação clínica dele e acharam por bem dispensar o presidente porque estava tudo bem. Como estava previsto, talvez ele faça nos próximos dias um check-up anual”, explicou o médico. "Eu gostaria que essa avaliação fosse feita o mais rápido possível”, disse Kalil.

  • Adriano Lima/Futura Press

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP). Após passar mal em Recife, Lula cancelou a agenda e fará exames no final de semana

Mais cedo, o cardiologista havia dito que Lula fará um check-up “nem que tenha que ser puxado pela orelha”. A série de exames deve ser realizada ainda neste final de semana, provavelmente no Hospital Sírio Libanês. Kalil contou ainda que monitorou o estado de saúde do presidente desde a noite de ontem, por telefone.

Lula teve uma crise de hipertensão ontem à noite, quando estava no avião que o levaria para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Ele foi internado no Real Hospital Português de Beneficência (RHP), na capital pernambucana, onde passou a noite. Lula recebeu alta às 6h55 de hoje e a agenda dele foi cancelada até segunda-feira (1º), por orientação médica.

Segundo o boletim médico, Lula teve uma crise hipertensiva, causada por forte estresse. A pressão do presidente chegou a 18 x 12, quando normalmente fica em 11 x 8.

Na Suíça, Lula receberia o prêmio de Estadista Global. Ele será representado pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Em Davos, estão presentes vários membros do governo brasileiro, entre eles o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu de Recife por volta das 8h de hoje, e chegou a São Paulo por volta de 11h10, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ele desceu do avião presidencial e caminhou até o carro que o levou até São Bernardo do Campo (ABC Paulista), onde descansará em companhia dos familiares até domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário