domingo, 7 de fevereiro de 2010

Flamengo derrota o Boavista e enfrenta o Botafogo na semifinal da Taça Guanabara


Sem o Império do Amor, Mezenga e Kleberson dão a vitória que garantiu a liderança do Grupo A. Time jogará na quarta-feira de cinzas
Não foi preciso ter Adriano e Vagner Love em campo para o Flamengo derrotar o Boavista por 2 a 1, neste domingo, em Volta Redonda. Com assistências de Vinícius Pacheco, Bruno Mezenga e Kleberson foram os autores dos gols rubro-negros que garantiram o primeiro lugar do Grupo A. Edson descontou.
Com isso, o Flamengo disputará a semifinal da Taça Guanabara contra o Botafogo, segundo colocado do Grupo B. O jogo será na próxima quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no Maracanã. O vencedor disputará a final, dia 21, contra Vasco ou Fluminense, que se enfrentam no sábado.
Com a classificação para a semifinal garantida antes mesmo de entrar em campo, Andrade poupou vários titulares, cada um por um motivo, para não correr maiores riscos. Ronaldo Angelim e David, com dois amarelos, corriam o risco de serem suspensos. Adriano, com um problema no pé esquerdo, e Vagner Love, dores musculares na coxa direita, foram vetados por precaução.
Petkovic está afastado (deve voltar ao time na semifinal), Willians recupera-se de um problema no tornozelo direito e Toró cumpriu suspensão por ter sido expulso contra o Olaria, na última quarta-feira. Com tudo isso, Andrade deu chances a Fabrício, Lenon e Bruno Mezenga, que formou ataque com Vinícius Pacheco. Com isso, Fierro ganhou uma vaga no meio de campo.
Já Boavista foi a campo para cumprir tabela após a derrota por 3 a 0 para o Fluminense, que acabou com as chances de classificação do time para as semifinais. O técnico Emerson Ávila perdeu seis titulares por causa do excesso de cartões, mas teve o retorno de Ruy ao time.

Primeiro tempo

Marcado para as 19h30m (horário de Brasília), o jogo começou com cinco minutos de atraso pelo fato de o Boavista ter demorado a entrar em campo. Mas eles não perderam tempo e logo no primeiro minuto de jogo conseguiram um escanteio. Na cobrança, Pessanha subiu livre, mas cabeceou fraco no meio do gol.
A partir daí, o Flamengo passou a ter mais a posse de bola e dominar as ações do jogo. Mas sempre que chegava ao ataque errava o último passe ou concluía mal. Só um chute de Bruno Mezenga, aos 16 minutos, que passou perto do gol animou a torcida.
Poucos minutos depois, logo após o tempo técnico, Fernando teve a oportunidade de abrir o placar. O volante subiu sozinho dentro da área, mas cabeceou para fora. Aos 32, Mezenga e Pacheco fizeram boa triangulação.
A resposta do Boavista veio logo em seguida. Tony arriscou um chute de fora da área e pegou Bruno de surpresa. O goleiro ainda raspou na bola antes dela carimbar o travessão.
Mas aos 40, o Flamengo teve a chance mais clara do primeiro tempo. Fernando desarmou no meio de campo e lançou Mezenga. O atacante dominou e deixou Vinícius Pacheco na cara do goleiro, que conseguiu desviar para escanteio.
Mas aos 45, não teve jeito e o gol saiu após jogada muito bem trabalhada. Depois de troca de passes no meio, Juan abriu a bola para Pacheco na linha de fundo pelo lado esquerdo de ataque. Ele levantou a cabeça e cruzou com perfeição para Mezenga cabecear, no segundo pau, e marcar seu terceiro gol como profissional do Flamengo, todos em Volta Redonda.

Segundo Tempo

O Boavista novamente voltou a atrasar o início do jogo. Sem qualquer modificação nos dois times no intervalo, o Flamengo voltou a campo como no primeiro tempo: controlando o jogo. Logo aos 4 minutos, ele poderia ter ampliado o placar. Juan puxou contra-ataque rápido pela esquerda e adiantou a bola para Vinícius Pacheco. Este deu um toque para tentar tirar do goleiro, que conseguiu fazer a defesa.
Mas em um descuido da defesa, novamente em um escanteio, fez o Boavista chegar ao empate. Aos 11 minutos, Tony cobrou escanteio no primeiro pau e Edson subiu mais alto que todo mundo: 1 a 1.
O Flamengo não sentiu o golpe e passou a jogar com um pouco mais de seriedade. Tanto que aos 15 minutos, voltou a ficar na frente do placar. Vinícius Pacheco fez boa jogada pelo lado esquerdo do ataque e cruzou rasteiro. Kleberson só teve o trabalho de escorar a bola.
Aos 24 minutos, um gol mal anulado em nova falha da defesa. Tony cobrou falta no lado esquerdo do ataque no primeiro pau. A bola foi desvida para o segundo, onde Edson escorou. Mas o auxiliar já tinha levantado a bandeira.
Depois disso, o Flamengo tomou outro susto. Em falta na meia lua, Tony quase acerta o ângulo esquerdo de Bruno. Os sustos fizeram Andrade fazer duas mudanças: tirou Fierro e Leonardo Moura para as entradas de Denis Marques e Everton Silva.O Boavista ainda tentou pressionar, buscando empate. Mas o Flamengo soube controlar o jogo e tocar a bola, sem desistir do ataque. Principalmente pelo lado esquerdo, com Juan e Pacheco. Numa das jogadas do lateral-esquerdo dentro da área, a bola acabou sobrando para Fernando, que arriscou chute rasteiro de longe. No caminho, Denis Marques dominou, fez o giro e quase ampliou.
Faltando três minutos para o fim do segundo tempo, Andrade tirou Juan, que deixou o campo aplaudido, e colocou o zagueiro Welington para segurar o resultado. O time se fechou atrás e o Boavista tentou a pressão. Numa nova falta perigosa cobrada por Tony, Bruno fez boa defesa e colocou para escanteio

Nenhum comentário:

Postar um comentário