sábado, 6 de fevereiro de 2010

Padilha diz que reeleição de Temer 'reforça tese de aliança' com Dilma


'Temos compromisso de estarmos juntos no plano nacional', disse ministro.

Presidente da Câmara foi reeleito para o comando do PMDB.

Rafael Targino

Do G1, em Brasília



Foto: Antônio Cruz/ABr O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após a reeleição de Michel Temer (SP) para a presidência do PMDB (Foto: Antônio Cruz/ABr )O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse neste sábado (6), após a reeleição de Michel Temer (SP) para a presidência do PMDB, que a recondução “reforça a tese da aliança” com a possível candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
“Estou muito feliz com a recondução do Michel Temer como presidente do PMDB, porque reforça [dentro do partido] a tese da aliança com a ministra Dilma. Já temos um compromisso nacional de estarmos juntos no plano nacional e construirmos em cada estado que estejamos juntos também”, afirmou. Apesar disso, Padilha afirmou que “não interessa a ninguém” antecipar a questão do vice na chapa da possível candidata do PT.
Já Temer preferiu usar a cautela. Segundo ele, “qualquer posição do PMDB será de parceria.” Perguntado se a recondução fortalecia seu nome para vice, Temer desconversou. “Fortalece o próprio PMDB”, disse.

Reeleição

Temer, que ocupa o cargo desde 2001, foi o candidato da chapa única inscrita para o pleito.
De acordo com o PMDB, 570 filiados tinham direito a voto na escolha do diretório nacional. No entanto, como alguns membros têm direito a mais de um, o máximo de votos no pleito poderia ser de 797 votos. O diretório, composto por 119 pessoas, escolheu 24 membros da executiva nacional. Foi a executiva que aclamou Temer como presidente.
Um acordo interno definiu os outros cargos da executiva nacional. O senador Valdir Raupp (RO) será o primeiro vice-presidente; a deputada Íris de Araújo (GO), a segunda vice; e o senador Romero Jucá (RR), o terceiro vice. A primeira vice-presidência é um cargo estratégico, já que Temer está cotado para ser o candidato a vice-presidência da República na chapa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Assim, o vice poderá, em algum momento, assumir o cargo principal do partido.
O deputado paulista estava licenciado da presidência do partido, que era ocupada interinamente pela deputada Íris de Araújo, mas voltou ao cargo há duas semanas. A convenção nacional do partido estava marcada inicialmente para o dia 10 de março, mas foi antecipada por decisão do grupo que apoia Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário